Instituto Pensar - Disney coloca aviso de conteúdo racista em produções clássicas

Disney coloca aviso de conteúdo racista em produções clássicas

por: Igor Tarcízio


O clássico e polêmico?Fantasia?, considerada uma das obras mais racistas da empresa (Imagem: Reprodução/Disney)


Diversos filmes infantis da Disney reproduziram práticas racistas e retrataram minorias de maneira preconceituosa. Agora, a gigante do entretenimento buscar ampliar o debate racial exibindo avisos sobre o tema quando o espectador escolher ver clássicos como ?Peter Pan? e ?Dumbo?. 

Leia também: Racismo: Made in USA

Os assinantes do Disney Plus, serviço de streaming da empresa, vão ler um comunicado em que a produtora explica que o programa inclui visões negativas de pessoas e culturas. 

No aviso, a Disney reconhece que os estereótipos não deveriam ter sido adotados e que eles estavam errados à época. 

"Aviso: retratações racistas à frente"

Entre os clássicos que passam a receber o aviso está o filme ?Dumbo?, de 1941. Em certo ponto, a obra reproduz, por meio de corvos, o formato de circo de menestréis, em que atores brancos faziam ?blackface? ? pintura do rosto e do corpo para escurecer a pele ?, e ridicularizavam os negros escravizados nos Estados Unidos.

Já o filme ?Peter Pan?, outro símbolo da Disney, retrata de maneira preconceituosa os povos originários do continente americano. Em mais de uma ocasião, a produtora ofendeu também imigrantes asiáticos. Filmes como ?Aristogatas? e ?A Dama e o Vagabundo? trazem animais retratados com estereótipos preconceituosos, a fim de fazer referência aos chineses. 

O Disney Plus chega ao Brasil no mês que vem, mas ainda não está claro se o serviço incluirá os avisos sobre práticas racistas também para os espectadores brasileiros. 

Com informações do Hypeness



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: